Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Valoração Tecnológica
Início do conteúdo da página

Valoração Tecnológica

Última atualização em Domingo, 19 de Abril de 2020, 06h52 | Acessos: 200

A Valoração Tecnológica tem como um de seus objetivos, definir valores referência para subsidiar futuras negociações – comercialização e licenciamento de tecnologias, análise de riscos em investimentos de P&D e priorização de projetos de P&D. Desta forma, a valoração não tem como finalidade prever um valor exato para determinada tecnologia.

Dentre as abordagens utilizadas para a valoração, podem ser citadas as seguintes: abordagem de custos; abordagem de mercado; abordagem de renda; e abordagem na receita.

A Seção de Gestão da Propriedade Intelectual tem como missão realizar a valoração das tecnologias desenvolvidas pelas ICT do Exército. Para tal, é necessário que as ICT forneçam os insumos para a aplicação da abordagem mais adequada peara cada caso específico. Assim, é importante que sejam mantidos nas ICT os registros referentes a:

- Custos de P&D - mão de obra, infraestrutura, materiais diretos e indiretos, viagens, bancos de dados, depreciação de equipamentos, outros gastos gerais de P&D;

- Custos de produção - mão de obra, materiais diretos e indiretos, equipamento de capital, prototipagem, certificação, depreciação de equipamentos, outros gastos gerais de fabricação; e

- Custos de gerenciamento - gerenciamento de projetos, desenvolvimento de negócios, dentre outros.

Além do fornecimento dos dados anteriormente citados, auxiliam o processo de valoração algumas estimativas que podem ser realizadas pelos especialistas nas tecnologias a serem valoradas:

- Preço comparável para o ativo;

- Potencial futuro do volume de vendas;

- Preço e custos variáveis unitários; e

- Tempo de vida útil econômica da tecnologia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página