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Por que fazer Gestão do Conhecimento (GC)?

Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 10h46 | Acessos: 2106

Conhecimento e Inovação1
 

A atividade humana é uma contínua interação entre conhecimento e imaginação, envolvendo descobertas, experimentações e inovações. O conhecimento não é apenas uma fonte de competências para os profissionais da organização que inova, mas sim a matéria-prima do processo da inovação. Pode-se dizer que a inovação é essencialmente um processo de gestão do conhecimento orientado para a criação de novas soluções, produtos, serviços, processos, negócios, etc.

 

Nesse sentido, a qualidade do conhecimento influencia a qualidade da inovação, positiva ou negativamente, e conhecimento qualificado é indispensável à geração de inovação relevante. Conhecimento e inovação são indissociáveis!

*1: Gestão do Conhecimento Aplicada à Gestão da Inovação – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento - 15 e 16AGO16.


Gestão do Conhecimento – Uma Demanda Indispensável nas Organizações Atuais

Os primeiros estágios do desenvolvimento da Gestão do Conhecimento (GC) demonstram a crença de que bastava a redação de uma norma, o armazenamento das informações num repositório digital ou alguma iniciativa vinculada a registro e armazenamento para que o conhecimento fosse considerado como disponível e útil para uso pelos componentes de determinada organização. Hoje em dia percebe-se que tais registros são, em boa parte dos casos, “arquivos mortos”, que muitas vezes não são acessados oportunamente ou são até mesmo desconhecidos de possíveis interessados.

No mundo atual, com o amplo acesso à informação via internet e com a possibilidade de obtenção de conhecimentos em qualquer lugar (portabilidade do conhecimento - smartphones e outros eletrônicos), o conhecimento de interesse organizacional é extremamente dinâmico, devendo estar sempre disponível, disseminado na organização e permitindo aplicação rápida, útil e prática, que agregue valor ao negócio e/ou à missão da instituição.

Assim, para que ocorra o melhor aproveitamento do conhecimento é necessário que as pessoas da organização tenham motivação não só de receber como de compartilhá-lo. E é justamente nesse sentido que a GC tem se desenvolvido, com técnicas pragmáticas para facilitar, promover e motivar o compartilhamento e o fluxo de conhecimentos, de forma que o aproveitamento do mesmo seja otimizado na direção dos objetivos organizacionais. Dessa forma, pode-se definir Gestão do Conhecimento como:

Conjunto de estratégias e práticas que tem por finalidade possibilitar às Organizações o melhor aproveitamento dos conhecimentos necessários ao cumprimento de suas missões”

 

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