Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informações Tecnológicas
Início do conteúdo da página

Seção de Informações Tecnológicas

Última atualização em Domingo, 19 de Abril de 2020, 05h22 | Acessos: 1286

MISSÃO

A Seção de Informações Tecnológicas da AGITEC (SInfoTec/AGITEC) tem por finalidade realizar estudos de prospecção tecnológica, utilizando sistemas de análise de dados, em particular, plataformas de tecnologia da informação, com vistas a produzir conhecimentos relevantes para a composição de cenários atuais e futuros de interesse do Exército Brasileiro.

>> Clique aqui para saber mais sobre Prospecção Tecnológica

 

DESCRIÇÃO

A SInfoTec/AGITEC atua nos processos de Prospecção e Informação Tecnológica, além de ser responsável pelo processo de Elaboração de Mapas Tecnológicos.

A Informação Tecnológica monitora e analisa as principais pesquisas em C&T, desenvolvimentos de sistemas e produtos, além das infraestruturas e pesquisadores necessários para o êxito da inovação tecnológica. Os relatórios desse processo indicam tendências e potenciais parcerias, dentre outros aspectos.

O processo de Prospecção Tecnológica extrapola as tendências atuais, de forma elaborada e sistematizada, para selecionar os futuros produtos e tecnologias inovadoras que possibilitarão o pleno atendimento às Capacidades Militares Terrestres e Capacidades Operativas. Junto com as Prospecções Estratégica e Doutrinária, compõe o macroprocesso de Guerra do Futuro.

A elaboração de Mapas tecnológicos consiste no processo de planejamento tecnológico para identificar, selecionar e desenvolver tecnologias alternativas para satisfazer uma série de necessidades futuras. Seu objetivo é identificar tecnologias requeridas para o desenvolvimento dos sistemas ou materiais de emprego militar e prover um modelo para planejar, coordenar e controlar o desenvolvimento tecnológico.

A combinação dos resultados de ambos os processos, quando aplicados, permite uma racionalização de emprego de meios, antecipação de capacitações fundamentais, implementação de atalhos tecnológicos e antevisão das potenciais áreas em que surgirão tecnologias disruptivas (aquelas que tem poder para moldar economias e relações sociais), bem como apoiar gerentes de projeto no desenvolvimento de produtos e sistemas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página